Vai se bronzear? Veja dicas para o antes, o durante e o depois

Uma das coisas que mais gostamos é mostrar um lindo bronzeado após um dia de sol. Mas isto requer certos cuidados e envolve etapas básicas. Saiba o que você precisa fazer para ter um bronzeado bonito e duradouro.

Para isso, é preciso preparar e tratar a pele antes, durante e depois da exposição ao sol. Veja o que fazer.

Antes do bronzeamento

Antes de começar a tomar sol, é importante preparar a pele. Assim, o bronzeado será mais bonito e duradouro e a epiderme sofrerá menos.

A preparação é melhor de dentro para fora. Por isso, a alimentação é fundamental. As frutas e as verduras fornecem grande parte das vitaminas e minerais que a pele precisa para enfrentar os raios solares. Entre estes alimentos, prefira os ricos em betacaroteno, uma substância fundamental para fortalecer a autoproteção da epiderme. É isso que favorece e prolonga o bronzeado, além de estimular a síntese de melanina que, por sua vez, age como filtro natural dos raios UV. Os ingredientes mais benéficos para este fim são cenoura, salsinha, pêssego, manga, mamão, tomate, abóbora, espinafre, acelga e brócolis.

Outra substância fundamental que protege e prepara a pele para radiação solar é a vitamina E, a qual pode ser encontrada em alimentos como gérmen de trigo, azeite de oliva, óleo de girassol, frutas secas, legumes, abacate e produtos integrais.

A vitamina C é outra aliada no processo de preparar a pele para o bronzeamento. A substância tem um forte poder antioxidante e promove a síntese de colágeno, fundamental para a saúde da epiderme. Esta vitamina pode ser encontrada principalmente nas frutas cítricas, como grapefruit, laranja, limão, tangerina, kiwi, mirtilo e tomate, e em vegetais como pimentão e brócolis.

Finalmente, a vitamina B é outro elemento que não pode faltar em sua dieta de verão, já que fortalece a pele e os cabelos e maximiza a produção de melanina. Você pode encontrá-la em laticínios, no levedo de cerveja, em verduras, legumes, carnes e ovos.

dicas para o antes, o durante e o depois bronzeado

Durante o bronzeamento

Você já segue uma alimentação adequada, colocou o biquíni e agora está pronta para ir pegar sol. Mas antes, proteja sua pele com filtro solar; caso contrário, a única coisa que vai acontecer é você ficar igual a um camarão. Depois, sua pele provavelmente vai descascar e até manchar, o que pode causar alguns danos irreparáveis.

Sabemos que os raios solares são muito prejudiciais para a pele. Além disso, a exposição prolongada ao sol promove o envelhecimento prematuro, possibilita o aparecimento de rugas e manchas e pode até causar câncer.

Por isso, não deixe de se proteger adequadamente ao se bronzear. Quanto mais clara ou sensível for sua pele, maior deverá ser o fator de proteção do filtro solar. O mesmo ocorre com cabelos claros ou com mechas.

Na hora de escolher o filtro solar, prefira um produto que proteja contra os raios UVB e UVA e que seja à prova d’água. Lembre-se de aplicá-lo 20 minutos antes de tomar sol e reaplicá-lo de hora em hora, após um banho prolongado ou depois de se secar com a toalha.

E depois

Os cuidados ainda não terminaram, pelo contrário; após a exposição ao sol, é fundamental tratar a pele de maneira adequada.

A alimentação também tem um papel muito importante aqui. Primeiramente, beba muita água para reidratar o organismo e a pele, a qual tende a ficar ressecada com a exposição solar.

O consumo de alimentos ricos em betacaroteno também é fundamental nesta etapa, pois estes ingredientes ajudam a prolongar o bronzeado e manter a pele bonita. Assim, não se esqueça de beber suco de cenoura e laranja e comer verduras que possam contribuir para a manutenção dessa cor dourada.

Também é muito importante hidratar a pele depois de tomar sol. Todos os dias, após o banho, procure aplicar um hidratante à base de aloe vera, óleo de amêndoas ou gérmen de trigo, ingredientes especialmente umectantes. A vitamina E previne o envelhecimento prematuro e repara os tecidos e, portanto, também é essencial nesta etapa. Depois de se bronzear, aplique um gel after sun à base de aloe vera. Isto hidratará e descongestionará a pele rapidamente.

Siga estes passos para ter um bronzeado bonito e duradouro.

Deixe uma resposta