Como emagrecer sem passar fome

Ter fome sempre foi o calcanhar de Aquiles de quem vive de dieta e não consegue perder peso. Não seria uma maravilha poder emagrecer sem sentir o estômago vazio o tempo todo? Bom, isto é possível.

Existem alguns alimentos que contêm poucas calorias e produzem uma sensação de saciedade. Ao consumi-los, você poderá se sentar à mesa sem sentir tanta fome e levantar-se sem precisar comer novamente poucas horas depois. E ao incorporá-los a sua dieta diária, você poderá deixar de ingerir até 300 calorias por dia e emagrecer entre 250 e 500 gramas por semana.

Dieta à prova de fome:

Os alimentos que mais saciam o apetite são aqueles cujo volume ou peso é elevado com relação às calorias contidas. Os melhores são as hortaliças: frutas, verduras e cereais integrais. As carnes têm muito volume, mas por possuírem alto conteúdo de gorduras, os benefícios são anulados. Como as verduras ocupam muito espaço no prato, você tem a impressão de que está comendo bastante. Na maioria dos casos, as refeições vegetarianas têm duas vezes mais volume.

Por outro lado, os alimentos ricos em fibras – a maioria das frutas e verduras frescas, os cereais integrais e os legumes – também diminuem o apetite. As fibras vegetais provocam o aumento do bolo alimentar no trato digestivo, retardam o tempo de esvaziamento do estômago e prolongam a sensação de saciedade.

É necessário consumir entre 20 e 35 gramas de fibras todos os dias. Isto é possível: basta adicionar uma maçã, uma laranja e uma xícara de lentilhas a sua dieta diária.

Existem alguns alimentos que contêm poucas calorias e produzem uma sensação de saciedade

Como deixar os alimentos ricos em fibras mais apetitosos? Acrescente especiarias, que acentuam o sabor da comida. Uma colherada de molho picante não contém mais do que cinco calorias e pode incrementar uma batata cozida; o curry tira o gosto insípido da lentilha; e comer umas fatias de maçã cobertas com canela dão a sensação de que você está se deliciando com uma sobremesa.

Mas não se esqueça de que qualquer toque que deixe o prato mais saboroso fará com que você queira comer em maior quantidade.

Tudo o que falamos sobre o volume dos alimentos sólidos e sua capacidade de saciar a fome também se aplica aos líquidos. As sopas e os caldos satisfazem muito mais que, por exemplo, uma barra de chocolate.

Assim, um truque pode ser tomar sopas ou caldos antes de jantar, pois você tenderá a comer em menor quantidade.
Finalmente, os produtos diet também costumam conter mais proteínas e menos gorduras do que os alimentos normais. Como o cérebro demora mais a perceber que houve a ingestão de calorias provenientes das gorduras do que a “entender” que as calorias consumidas foram oriundas de proteínas ou carboidratos, essa combinação é a ideal.

Um último truque: se consumir algo que provoque a sensação de satisfação logo depois de comer, você não ficará pensando na próxima refeição. Por exemplo, algumas pessoas não sentem que já terminaram de comer enquanto não degustam algo doce. Assim, é possível emagrecer sem sofrer nem passar fome.

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